Como Se Planejar Para Trabalhar Em Casa

Como Se Planejar Para Trabalhar Em Casa

Muitas pessoas são atraídas pela ideia de trabalhar em casa, mas muitas vezes deixam medos e mitos impedi-las de seguir em frente. Ter um negócio em casa em tempo integral ou parcial é uma decisão importante e que pode parecer assustadora no início, mas que com planejamento adequado pode valer muito a pena.

Como se planejar para trabalhar em casa?

Trabalhar em casa é ótimo em muitos níveis. Não ter que se locomover economiza dinheiro e tempo, podendo realmente fazer você mais feliz. Uma infinidade de ferramentas gratuitas simplifica o contato e troca de informações com os colegas do escritório e permite que você possa desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. Mas há desafios também…

Como você evita se distrair com as tarefas domésticas? Como você lida com um amigo que não é anunciado no meio do dia? Como você faz alguma coisa se tiver crianças por perto? Por isso, separamos aqui algumas dicas para quem quer trabalhar em casa!

Aproveite a liberdade na sua agenda.

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é que sua agenda tem flexibilidade. Você elimina o estresse de se preocupar de chegar em casa a tempo para o jantar ou para um compromisso noturno, por exemplo. Você decide quando trabalha.

Se você tem filhos pequenos, mesmo que tenha ajuda em tempo integral para cuidar deles, pode participar do almoço ou fazer pausas para aconchegar-se e brincar.

Encontre seu ritmo

Todos nós temos nosso próprio ritmo natural. Descubra em que horas do dia você é mais produtivo e trabalhe de acordo. Até certo ponto, você terá que estar disponível para as horas de seus clientes, mas no geral, você pode trabalhar em horários mais convenientes.

Conecte-se com as pessoas.

Trabalhar em casa pode parecer isolado para muitas pessoas, especialmente para aquelas que são mais extrovertidas. Você não tem os benefícios do companheirismo e de alguém com quem solucionar problemas.

Conheça o Formula Negócio Online: O melhor treinamento do mundo para criar um negócio online do zero. Clique Aqui!

Mesmo se você for introvertido, precisa de incentivo e feedback para continuar. Então se programe em algum momento para estar pessoalmente com colegas de escritórios e clientes pelo menos uma vez por semana.

Uma dica para isso é organizar reuniões regulares com clientes, potenciais colaboradores de negócios e amigos. Essas reuniões podem ser na sua casa/escritório ou ainda em outro ambiente que você achar mais conveniente.

Seja disciplinado.

Trabalhar em casa exige mais disciplina, pois você tem poucas influências externas para ajudar a mantê-lo no caminho certo.

Uma maneira de aproveitar ao máximo o seu dia é planejá-lo na noite anterior. Isso ajuda a definir uma programação diária, determinando quando você vai começar e terminar o seu dia.

Isso pode variar, mas é uma escolha consciente, em vez de reagir ao que é necessário. E é uma das grandes vantagens de trabalhar em casa. Use-a ao máximo.

Antes de sair do escritório, decida quais serão as três maiores prioridades para o dia seguinte. Três prioridades podem não parecer muito, mas limitar-se a elas pode funcionar de várias maneiras.

Primeiro, define o que é mais importante para sua empresa ou seu trabalho. Quais são as três coisas que você pode fazer para aproximá-lo de seus objetivos mais importantes? Tenha essas metas à para que elas estejam sempre em destaque. Você será mais realizado e a clareza irá energizá-lo.

Segundo, realizar essas pequenas tarefas determinadas para o dia nos proporciona uma sensação de conclusão e realização. Comemorá-las, pode te inspirar e motivar para o dia seguinte.

Terceiro, fazer o que você disse que você faria aumenta sua confiança em si mesmo. Todos, especialmente os empreendedores, precisam dessa confiança para passar pelas coisas difíceis. Essa autoconfiança, de que você pode dar conta de tudo o que precisa fazer, oferece uma base sólida para sua vida profissional e também para seus relacionamentos pessoais.

Se vista

Um dos maiores mitos de trabalhar em casa é que você pode ficar de pijamas o dia todo e você nem precisa tomar um banho ou pentear o cabelo! Embora isso possa parecer bom em alguns dias, na verdade não funciona a seu favor.

Levantar e se vestir é realmente uma coisa produtiva. Isso sinaliza sua mudança do descanso para a ação. Para fazer um ótimo trabalho em tudo o que você faz, é preciso seu esforço intencional e consistente. Para isso, você precisa manter sua energia.

Desfocar as linhas entre o tempo de relaxamento e o tempo de trabalho pode funcionar contra você, drenando o seu foco. Então se prepare intencionalmente para o seu dia. Você se sentirá bem melhor às 3:00 da tarde se estiver vestido e alinhado do que se não tivesse escovado os dentes e ainda estivesse de pijama.

Fique a vontade, mas atente-se a saúde.

Por outro lado, as pessoas que trabalham em casa têm a vantagem de poder se vestir como quiser, não precisando obrigatoriamente seguir o uniforme ou traje formal de uma empresa convencional.

Aproveite isso e traga sua personalidade para o seu espaço de trabalho. Deixe o local confortável e incorpore móveis, decorações e objetos que deixem o ambiente aconchegante para você da melhor forma possível.

Crie um espaço para o qual você deseja entrar todos os dias e você terá mais prazer no seu trabalho.

Embora possa parecer bom trabalhar na cama ou debruçar-se sobre o sofá, isso realmente não favorece o seu corpo. Trabalhar em um computador com a ergonomia adequada realmente beneficiará sua saúde física a curto e em longo prazo.

Embora haja agora uma pesquisa conflitante sobre como os longos períodos em frente ao computador podem ser ruins para você, a evidência para os impactos no movimento físico é bastante sólida.

Portanto, escolha um local confortável e misture algum tipo de movimento durante o dia, com pausas regulares. Faça pausas curtas a cada cinquenta minutos para me movimentar, se estique, faça um alongamento rápido ou ande um pouco.

Mude sua perspectiva.

É uma ótima ideia mudar seu cenário durante o dia, pois isso estimula a criatividade e dá à sua mente e corpo uma nova perspectiva.

Faça questão de se movimentar em sua casa, para aproveitar o que você tem disponível enquanto ainda realiza seu trabalho. Isso elevará seu espírito. Sair da casa é uma ótima maneira de espairecer e conseguir obter uma nova maneira de ver as coisas. .

Encontre um tempo que te permita focar no trabalho

Estar em casa significa muitas distrações em potencial. Se você tem filhos, isso ainda é multiplicado. Ter concentração e foco é algo essencial, então você precisa criar um espaço e um tempo exclusivo para trabalhar e quando não será interrompido.

Providencie para que seus filhos pequenos sejam atendidos quando você precisar trabalhar. Para adolescentes e adultos de sua casa, deixe claro que, quando você está no trabalho, você não está disponível.

Se você é aquele que é o elemento central da família, faça os outros membros tentarem se tornar menos dependentes de você. Eles realmente precisam de você para encontrar seus sapatos, ou eles mesmos podem cuidar disso?

O tempo de foco não é apenas o tempo para fazer o que estiver na sua lista. Você precisa de tempo para pensar. Ser capaz de se afastar para se concentrar em seu negócio ou trabalho é tão importante quanto estar nele.

Defina limites em torno do seu tempo.

A maioria das pessoas que trabalha em casa tem o fator da flexibilidade ao seu lado. No entanto, isso pode significar estender horas de trabalho noite a dentro ou utilizar feriados e fins de semana para fazer algo.

Além disso, a presença contínua do espaço de trabalho que você percorre constantemente pode atraí-lo com lembretes de uma coisa que você esqueceu ou apenas quer fazer. Isso pode levar a longas horas sem descanso real.

Embora seja verdade que a dedicação e o esforço concentrado levam ao sucesso, lembre-se de que você realmente escolhe sua programação. Faça uma que mantenha sua energia sustentada e sua motivação.

Seja realista sobre o que você pode fazer.

Nós sempre superestimamos o quanto podemos fazer em um dia. Parece ser a natureza humana. E como há muito o que fazer em casa, certamente podemos levar alguns minutos para fazer as coisas. Quer dizer, é tão acessível, certo?

Sim, é verdade, você poderá colocar um monte de roupa para lavar enquanto trabalha. Mas é provável que, quando você tiver o desejo ardente de limpar o banheiro ou a cozinha, esteja evitando algo importante que precisa fazer em sua empresa ou trabalho.

Mantenha os projetos da casa para as noites e fins de semana. Quando é hora de trabalhar (sempre que você decidir que é), concentre-se o máximo possível.

Mantenha as distrações alimentares ao mínimo.

Se quando você está ansioso ou preocupado procura refúgio na comida, ao trabalhar em casa vai achar fácil a disponibilidade de uma cozinha inteira abastecida logo ao lado.

Comer alimentos saudáveis ​​depende do seu planejamento e disciplina. Isto é especialmente importante quando você trabalha em casa. Encha seus armários e geladeira com o que você sabe que irá beneficiá-lo.

Sua energia e saúde são grandes trunfos como empreendedor, e poder contar com elas quando você precisar é fundamental.

Tenha um espaço dedicado para trabalhar

Trabalhar na sua cozinha ou em qualquer lugar que as distrações o chamam significa menos foco.

É melhor ter um espaço dedicado para o seu trabalho, se você conseguir gerenciá-lo. Entrar nesse espaço sinaliza seu cérebro, hora de trabalhar! Essas coisas aparentemente pequenas se somam para fornecer a energia de que você precisa para concluir as prioridades do seu dia.

Mantenha seu escritório organizado em uma base contínua, em vez de deixar as coisas se acumularem.

Ter uma escrivaninha limpa ajuda a manter seu pensamento mais claro e você não é atraído para atividades não planejadas apenas porque elas são visíveis.

trabalhar em casa

Porque trabalhar em casa é uma tendência cada vez maior?

Trabalhar em casa pode ser uma grande vantagem em muitos aspectos. Usar essas dicas acima para superar os desafios pode tornar seu tempo de trabalho mais produtivo e satisfatório.

Ao começar a trabalhar em casa com a mentalidade certa – sabendo que você pode realmente estar se esforçando mais do que antes – você pode fazer um ótimo trabalho e aproveitar os benefícios que o acompanham

A interrupção do trajeto de deslocamento ao escritório é uma das muitas razões pelas quais há um forte argumento para os empregadores mudarem o modelo convencional para permitir uma jornada de trabalho mais flexível para os funcionários, liberando para que trabalhem em casa.

Mas há toda uma série de outros benefícios para o empregado que trabalha em casa, particularmente de uma perspectiva de saúde e bem-estar.

As empresas já estão vendo que ter funcionários trabalhando em casa pode ser algo vantajoso e até mesmo mais produtivo para os negócios e por isso, alguns pesquisadores e também alguns gerentes de grandes empresas já chegam a cogitar que esse possa ser o modelo de trabalho do futuro.

A necessidade de entrar em um local de trabalho cinco dias por semana começou porque as pessoas tinham que ir a uma fábrica e fabricar produtos. Mas as empresas que ainda tratam funcionários desse tipo estão cada vez mais em desvantagem.

Um dos grandes benefícios da implementação de um programa de trabalho remoto é que não existe uma abordagem única para todos os casos. Cada empresa deve adaptar seu programa para atender às suas necessidades logísticas específicas, e há muitas políticas para as empresas estudarem.

Por exemplo, se a empresa valoriza a capacidade de ter funcionários no local para reuniões com colegas de trabalho ou clientes, ou porque eles acham que certas reuniões são mais colaborativas quando as pessoas estão pessoalmente, elas podem criar um programa de trabalho remoto que exige que as pessoas vivam em uma certa região perto do escritório.

O futuro da cultura do trabalho deverá abranger o que é melhor para a empresa e melhor para seus trabalhadores e olhar para maneiras saudáveis, sustentáveis e de longo prazo para apoiar o crescimento de seus funcionários e colaboradores.

Trabalhar em casa pode, e deve desempenhar um papel significativo, considerando as plataformas tecnológicas que temos disponíveis hoje em dia.

 

E aí, gostou do artigo?

 

Deixe um comentário logo abaixo, e compartilhe com seus amigos 😉

Sobre o Autor

Wanderson Alves
Wanderson Alves

Empreendedor Digital desde de 2015, Editor e Criador do blog Empreendedor de Respeito, e de outros blogs espalhados pela internet.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *